EXUBERANTE ISABELLE

"Por que a arte?" Perguntava-se um dia Isabelle e lembrando uma frase de Ferreira Gullar, a resposta veio naturalmente: "Porque só a vida não basta!" Nascida nos trópicos, ela é como essas árvores cujos troncos se enlaçam intimamente para produzir ramalhetes multicoloridos: os flamboyants. Isabelle Tuchband é feita dessa seiva, desse sangue, dessas tonalidades.

Os 400 anos de mestiçagem de seu Brasil natal lhe deram, não apenas uma inesgotável sede de cores - que são como um eco da riqueza dessa terra de topázio, de esmeralda e de cristal - mas também, todas as músicas que dançam em sua pintura e em suas cerâmicas. Seu traço não consegue ficar imune ao samba com sabor de maracujá, nem à doce bossa-nova com perfume de caju.

Suas personagens, de falsa ingenuidade, são as multicoloridas miniaturas de sua paixão, de sua fé agnóstica, de seu apetite pela vida. Ninguém se engana, qualquer dono de uma de suas obras vê nelzas um talismã protetor, um amuleto de luz solar.

Isabelle inteira canta a frase de Paul Klee: "A cor me possui... Esse é o sentindo da palavra feliz: a cor e eu somos um, eu sou pintor."

Gérard Landrot, galerista em Paris

1968

Nascida em março de 1968 na cidade de Taubaté (São Paulo). Filha do pintor francês Émile Tuchband (1933-2006) e da tenista Marlene Tuchband. Passou sua infância na Praia da Fazenda, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Cresceu entre as tintas e telas no ateliê de seu pai.

1986

Com 18 anos, incentivada pelo pai, Isabelle teve aulas de escultura com o artista plástico José Demétrio, um dos principais escultores do Vale do Paraíba.

1987

Estudos de Artes Plásticas na escola Santa Marcelina, em São Paulo. Curso com o pintor brasileiro Paulo Pasta.

1988

Estudos de Artes Plásticas na École des Arts Décoratifs e Museu do Louvre, em Paris, França.

1989

De volta ao Brasil, inaugura em São Paulo, o Atelier Cité, com a pintora Verena Matzen. Dedica-se, principalmente, ao trabalho em faiança e porcelana.

1992

Exposição "São Paulo" na Galeria Consolação, projeto "São Paulo para Todos" da Prefeitura Municipal de São Paulo.

1993

Exposição individual "Faianças" no Museu Banespa - São Paulo.

1994

Exposição no Café Design Tok&Stok - São Paulo e Curitiba.

1995

Exposição no Museu Banespa - em São Paulo e na Loja Hum - Rio de Janeiro.

1996

Painel de cerâmica instalado na estação de metrô Santa Cruz, projeto "Arte no Metrô" da Prefeitura de São Paulo - São Paulo. Exposição "Vase Vide" na "Arte no Metrô" - Madrid, Espanha.

1997

Exposição individual "Vase Vide" na Galerie Landrot - Paris, França. Exposição no Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Campinas, São Paulo. Exposição « Eles por Nós – Retratos » no Atelier Cité - São Paulo.

1998

Exposição coletiva "Artuelle" - Beirute, Líbano. Exposição "Tuchband & Tuchband" na Galeria Casa das Artes - São Paulo. Exposição coletiva "Vive l’Afrique" no Musée de L’Homme - Paris, França.

1999

Inclusão no Dicionário Bénézit, ed. Gründ.

2001

Exposição "México Imaginário" no "Centro Cultural Casa das Rosas" - São Paulo. Exposição "Confiance et Sérénite" no Atelier Cité - São Paulo.

2002

Exposição "Alma Paulista" no "Centro Brasileiro Britânico" - São Paulo. Exposição individual "Ma Vie" no Espaço Esfera Artefacto - São Paulo.

2003

Instalação individual no "Pavilhão da Bienal" no SP Fashion Week. Exposição individual "Voilà mon Coeur" na Galerie Landrot - Paris, França.

2004

Mostra no Espaço Conceito - São Paulo. Afrescos para Unilever - São Paulo. Exposição com Verena Matzen "L’amour, ce nomade", Hilton Hotel - São Paulo.

2005

Exposição na Assembléia Municipal de São Paulo Exposição coletiva no espaço Alumni Hall - São Paulo. Exposição coletiva no Museu de Arte Moderna (MAM) para os 30 anos da Melissa - Rio de Janeiro. Exposição e lançamento do livro "Voyage d’Amour", Maison Z - São Paulo. Nascimento de Max Joseph, filho de Isabelle Tuchband e Joseph Catão.

2006

Convite para ilustrar capa de publicação da Maison de la France.

2007

Criação de uma ânfora comemorativa para a empresa O Boticário. Obra "O Amor Move o Mundo" concorre ao Prêmio Ilustração Abril. Exposição individual Poeira - Lisboa e Cascais, Portugal.

2008

Lançamento do livro "Será que eu sou assim?" no Mube-SP e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2009

Exposição "Papa et moi no Museu" no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado MAB-FAAP com trabalhos de Isabelle e de seu pai, Émile Tuchband - São Paulo.

2010

Exposição "Aba Sheli" no Centro de Cultura Judaica, com obras de Émile e Isabelle Tuchband - São Paulo. Lançamento de gravuras para Buriti na Livraria Da Vila - São Paulo. Exposição "Amour, Délices et Lumières" na loja DOMINICI - São Paulo.

2011

Exposição individual "Viens", na Galerie Landrot - Paris, França. Criação de coleção de camisetas para a loja Bobstore - São Paulo. Lançamento das sacolas da Tok&Stok - São Paulo. Lançamento do novo livro do Atelier Cité: "Atelier Cité – Paixões Declaradas – Professed Passions" (editora Luste) junto com a artista Verena Matzen, na Livraria da Vila - São Paulo.

2012

Participação em um evento da loja SCHUTZ da Oscar Freire - São Paulo. Lançamento da coleção de jóias "Gitane" para a designer Francesca Romana Diana - São Paulo. Exposição « Continuar-me » na ProArte Galeria junto com a artista Verena Matzen - São Paulo.

2013

Exposição coletiva na WN Gallery, Basak Malone presents "The New Collectors Selection Exhibition" - Nova York, EUA. Exposição " Isabelle Tuchband e a narrativa primordial" no Espaço Cultural Citi curadoria Jacob Klintowitz - São Paulo. Participação na Mônica Parade para os 50 anos da Mônica - São Paulo.

2014

Lançamento da linha de esmaltes Granado com a artista Verena Matzen, loja Conceito Firma Casa - São Paulo. Participação no livro "Mitsubishi Motorsports 2013" Criação de linhas de roupas para o Monoprix, rede francesa de lojas - Paris, França. Criação de estampas para lojas Princess, lançamento na Galeria Contempo - São Paulo. Criação de um ovo de Pascoa para Ferrero Rocher, exposição no shopping JK - São Paulo. Exposição "À Vous" no Hôtel Negresco, - Nice, França.

2015

Exposição com a Mixed inspirada no México, no espaço Di Pace Arte e Design - São Paulo.

2016

Exposição Luz y calo - São José Rio Preto. Criação de um painel para Turismo Espanha no prédio da Bienal - São Paulo. Criação de um tecido e camisetas para Mixed

2017

Exposição "Alma Plena" com Verena Matzen no Shopping Iguatem - São Paulo. Criação do retrato de "Nossa Senhora Aparecida" para seus 300 ano Museu de Arte Sacra da Basílica Nacional - São Paulo. Exposição "Luz y color. Yo me levanta flamenca" no Hotel Hilton, - São Paulo. Lançamento do livro do Emile Tuchband "Senhor dos dois mundos" no Museu de Arte brasileira, FAAP - São Paulo. Criação da capa Marie Claire com a modelo Lea T para o dia das mulheres