Isabelle Tuchband nasceu na cidade de Taubaté em 1968, filha do pintor francês Émile Tuchband e da tenista Marlene Tuchband. Seu contato com a arte se estabeleceu desde cedo, na convivência com o pai em seu atelier. Iniciou sua trajetória artística ainda na adolescência estudando escultura e pintura em porcelana e cerâmica. Mais tarde estudou na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, na École des Arts Décoratifs e no Museu do Louvre, em Paris. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais – como no Museu de Arte Brasileira da FAAP e no Centro de Cultura Judaica em São Paulo, no Musée de L’Homme, no Musée des Arts Décoratifs e na Galerie Landrot em Paris, além de exposições em Beirute, Lisboa, Madri e New York – e desenvolveu vários projetos artísticos, incluindo uma obra pública no metrô de São Paulo. Lançou seu primeiro livro em 2008 no Mube-SP e na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
1968
Nascida em março de 1968 na cidade de Taubaté, SP. Filha do pintor francês Émile Tuchband e da tenista Marlene Tuchband. Passou sua infância na Praia da Fazenda, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Cresceu entre as tintas e telas no ateliê de seu pai.
1986
Com 18 anos, incentivada pelo pai, Isabelle teve aulas de escultura com o artista plástico José Demétrio, um dos principais escultores do Vale do Paraíba.
1987
Estudos de Artes Plásticas na escola Santa Marcelina, em São Paulo. Curso com o pintor brasileiro Paulo Pasta.
1988
Estudos de Artes Plásticas na École des Arts Décoratifs e Museu do Louvre, em Paris, França.
1989
De volta ao Brasil, inaugura em São Paulo, o Atelier Cité, com a pintora Verena Matzen. Dedica-se, principalmente, ao trabalho em faiança e porcelana.
1992
Exposição Galeria Consolação, projeto ‘São Paulo para Todos’ da Prefeitura Municipal de São Paulo.
1993
Exposição individual ‘Faianças’ no Museu Banespa – São Paulo.
1994
Exposição no Café Design Tok&Stok – São Paulo e Curitiba.
1995
Exposição no Museu Banespa – em São Paulo e na Loja Hum – Rio de Janeiro.
1996
Inauguração do painel ‘Arte no Metro’ na Estação Santa Cruz, São Paulo. Exposição na Casa do Brasil em Madrid, com Verena Matzen.
1997
Exposição individual ‘Vase Vide’ na Galerie Landrot – Paris, França. Exposição no Museu de Arte Contemporânea MAC – Campinas, São Paulo. Exposição ‘Eles por Nós – Retratos’ no Atelier Cité – São Paulo.
1998
Exposição coletiva ‘Artuelle’ – Beirute, Líbano. Exposição ‘Tuchband & Tuchband’ na Galeria Casa das Artes – São Paulo. Exposição coletiva ‘Vive l Afrique’ no Musée de L’Homme – Paris, França.
1999
Inclusão no Dicionário Bénézit, ed. Gründ.
2001
Exposição ‘México Imaginário’ no Centro Cultural Casa das Rosas – São Paulo. Exposição ‘Confiance et Sérénite’ no Atelier Cité – São Paulo.
2002
Exposição coletiva ‘Alma Paulista’ no Centro Brasileiro Britânico – São Paulo. Exposição individual ‘Ma Vie’ no Espaço Esfera Artefacto – São Paulo.
2003
Instalação individual no Pavilhão da Bienal no SP Fashion Week. Exposição individual ‘Voilà mon Coeur’ na Galerie Landrot – Paris, França.
2004
Mostra no Espaço Conceito – São Paulo. Afrescos para Unilever – São Paulo. Exposição ‘Desire is a nomade’ com Verena Matzen, Hilton Hotel – São Paulo.
2005
Exposição na Assembléia Municipal de São Paulo. Exposição coletiva no espaço Alumni Hall – São Paulo. Exposição coletiva no Museu de Arte Moderna MAM para os 30 anos da Melissa – Rio de Janeiro. Exposição e lançamento do livro ‘Voyage d Amour’ na Maison Z – São Paulo. Nascimento de Max Joseph, filho de Isabelle Tuchband e Joseph Catão.
2006
Convite para ilustrar capa de publicação da Maison de la France.
2007
Criação de uma ânfora comemorativa para a empresa O Boticário. Obra ‘O Amor Move o Mundo’ concorre ao Prêmio Ilustração Abril. Exposição individual Poeira – Lisboa e Cascais, Portugal.
2008
Lançamento do livro ‘Será que eu sou assim?’ no Mube-SP e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
2009
Exposição ‘Papa et moi no Museu’ no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado MAB-FAAP com trabalhos de Isabelle e de seu pai, Émile Tuchband – São Paulo.
2010
Exposição ‘Aba Sheli’ no Centro de Cultura Judaica, com obras de Émile e Isabelle Tuchband – São Paulo. Lançamento de gravuras para Buriti na Livraria Da Vila – São Paulo. Exposição ‘Amour, Délices et Lumières’ na loja Dominici – São Paulo.
2011
Exposição individual ‘Viens’, na Galerie Landrot – Paris, França. Criação de coleção de camisetas para a loja Bobstore – São Paulo. Lançamento das sacolas da Tok&Stok – São Paulo. Lançamento do livro ‘Atelier Cité Paixões Declaradas’, Editora Luste, na Livraria da Vila – São Paulo.
2012
Apresentação em evento na loja SCHUTZ da Oscar Freire – São Paulo. Lançamento da coleção de jóias ‘Gitane’ para Francesca Romana Diana – São Paulo. Exposição ‘Continuar-me’ na ProArte Galeria, com a artista Verena Matzen, em São Paulo.
2013
Exposição coletiva na WN Gallery, Basak Malone presents ‘The New Collectors Selection Exhibition’ – Nova York, EUA. Exposição ‘Isabelle Tuchband e a narrativa primordial’ no Espaço Cultural Citi, curadoria de Jacob Klintowitz – São Paulo. Participação na Mônica Parade para os 50 anos da Mônica – São Paulo.
2014
Lançamento de embalagem especial para a linha de esmaltes Granado, com Verena Matzen, na Conceito Firma Casa – São Paulo. Participação no livro ‘Mitsubishi Motorsports 2013’. Criação de linha de roupas para o Monoprix, rede francesa de lojas – Paris, França. Criação de estampas para lojas Princess, lançamento na Galeria Contempo – São Paulo. Criação de ovo de Páscoa para Ferrero Rocher, exposição no shopping JK – São Paulo. Exposição ‘À Vous’ no Hôtel Negresco, em Nice, França.
2015
Exposição com a Mixed inspirada no México, no espaço Di Pace Arte e Design – São Paulo.
2016
Exposição Luz y Color – São José Rio Preto. Criação de painel para Turismo Espanha no prédio da Bienal – São Paulo. Criação de tecido e camisetas para Mixed.
2017
Exposição Alma Plena – Shopping Iguatemi – São José do Rio Preto-SP. Retrato de Nossa Senhora Aparecida para o Museu de Arte Sacra da Basílica Nacional. Exposição Luz y Color no Hotel Hilton. Lançamento do livro ‘Émile Tuchband, Senhor de Dois Mundos’ no Museu de Arte Brasileira da FAAP, São Paulo. Viagem à Amazônia.
2018
Exposição ‘Da Arte e de 22 Artistas Brasileiros – uma Antologia’ com curadoria de Jacob Klintowitz na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, São Paulo. Viagem ao museus do México com Verena Matzen.
2019
Exposição coletiva ‘O Sagrado em Nós’, em Tiradentes, Minas Gerais. Entrevista para o Canal Arte 1.
2020
Criação de obras para leilões beneficentes em prol de obras sociais do G10Favelas e da Unibes durante a pandemia (2020-2021). Exposição ‘Wild Life’na Hípica Santo Amaro, São Paulo.
2021
Participação na exposição ‘Le design pour tous’ no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, França. Participação no programa de arte e cultura ‘Tapetah’, TV Cultura, São Paulo.
2022
Exposição ‘Olhares e Releituras’ no Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro. Exposição ‘Madream’, com Verena Matzen, na Casa do Brasil em Madri, Espanha. Exposição ‘Arte e Fé’ na Casa Nossa Senhora do Brasil, com obra doada em prol das obras sociais da associação.
© Isabelle Tuchband 2024